Dicas para não procrastinar

Se você já foi vencido algum dia pela preguiça, ou então deixou aquela tarefa do trabalho para o famoso “amanhã”, você andou procrastinando. Mesmo sendo um hábito nocivo, você sabe o que é procrastinar?

Em sua definição, procrastinar significa o ato de postergar para amanhã, adiar algo. Lembre-se que, adiar algo não é necessariamente uma ação ruim, porém, se no outro dia você volta a adiar uma tarefa, você estará procrastinando.

Toda procrastinação é considerada um atraso, porém, não é todo atraso que pode ser definido como procrastinação. Uma boa explicação para a procrastinação é que quando não estamos 100% concentrados, estamos mais sujeitos a procrastinar.

Raramente você deixaria um jogo de futebol para amanhã. Porém, se tratando de relatórios da empresa, talvez você os deixe para fazer no outro dia. As atividades consideradas fáceis e divertidas são mais atraentes.

Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a não procrastinar, principalmente durante o período de trabalho home office:

Procrastinar pode fazer mal a sua saúde – agir desta forma pode afetar nossa saúde e nosso bem estar. Pessoas que têm o costume de adiar ações costumam ter mais dor de cabeça, de estômago e ficam doentes com ais frequência. Outro fato é que procrastinar pode levar a um nível de estresse, diminuindo as defesas do sistema imunológico e abrindo as portas para doenças infecciosas;

Não abuse da força de vontade – não jogue toda a responsabilidade em cima da sua força de vontade. Não se pode depender exclusivamente de sua força de vontade por ser perigoso, já que ela não é constante. Assim como o humor, alguns dias a nossa força de vontade desaparece. Então além da determinação, é preciso ter bons hábitos;

A força do hábito – precisamos ficar atentos e descobrir qual é a força propulsora que nos motiva a perseguir determina objeto e monitorar de maneira atenta o nosso comportamento enquanto perseguimos este objeto já estabelecido. Não podemos nos acostumar com a “força do hábito” quando não e saudável. É preciso ter força de vontade e impulso inicial para transformar em hábitos saudáveis;

Crie um novo hábito – um hábito é formado por uma rotina, recompensa e pelo gatilho. O gatilho servirá de lembrete para a execução de uma determinada tarefa; já a rotina é justamente aquilo que você deseja ter como ritual diário; enquanto a recompensa é o ganho que te mantem firme com o seu novo hábito;

Entenda o porquê você procrastina – quando identificamos nossos padrões de comportamento, sejam eles bons ou ruins, fica mais fácil combater a parte problemática.

Com estes itens acima, fica mais fácil aprender a nos controlarmos e a não procrastinar, seja no trabalho, com a família ou com amigos. Você é o único responsável pela sua história. Lembre-se, ela é o que você escreve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *