Retenção de clientes como estratégia competitiva

A forma em que os clientes interagem com as empresas mudou. Devido a grande concorrência do mercado, que torna os produtos e serviços cada vez mais parecidos, as exigências dos consumidores aumentam a cada dia, tornando indispensável para as empresas investir na satisfação de seus clientes.

Clientes satisfeitos são fiéis a marca, consumindo seus produtos e serviços com maior frequência, o que é benéfico para sua empresa. Além disso, clientes satisfeitos são mais propensos a promover sua marca para amigos e conhecidos, ajudando diretamente na conquista de novos clientes.

A conquista de novos clientes é algo muito importante para qualquer empresa. Por isso, muito é investido no treinamento da equipe de vendas e nas bonificações por cada meta conquistada.

Em muitas empresas, a conquista de novos clientes é a maior preocupação de toda a organização, que não medem esforços para alcançar um novo cliente.

Mas para garantir o sucesso e a satisfação de seus clientes esta filosofia deve mudar: o foco de todas as ações de sua empresa deve estar na retenção dos atuais clientes.

Conquistar um novo cliente é caro e dispendioso. Além de investir em marketing e no treinamento constante de sua equipe de vendas, é preciso oferecer descontos e uma série de outros benefícios para concretizar a venda para estes novos clientes, sem contar os custos envolvidos na negociação do vendedor com o cliente, que pode se estender muito dependendo da complexidade do produto oferecido.

Além disso, muitas empresas tem sua reputação prejudicada no mercado justamente por isso.

Preocupadas apenas em conquistar novos clientes, esquecem de garantir o sucesso dos clientes já conquistados, deixando-os insatisfeitos com seu atendimento, os resultados conquistados pela parceria. Isso aumenta as chances dos clientes nunca mais voltarem a comprar de sua empresa, ou até pior: tornarem-se detratores de sua marca.

Para que isso não aconteça, o foco de sua empresa deve estar na satisfação dos clientes atuais, oferecendo a cada um deles a melhor experiência possível com seus produtos e serviços e também focar em estratégias de marketing de relacionamento.

O cliente precisa ver valor nas soluções oferecidas por você, e ter a certeza de irá conseguir exatamente a experiência que queria ao contratar você. Para isso, é indispensável que sua empresa ofereça ferramentas que permitam a seu cliente usar o produto ou serviço contratado da maneira correta.

Além de ajudar no sucesso dos clientes já conquistados por sua empresa, esta mudança de postura fará toda a diferença para conquistar promotores e defensores de sua marca, pois você terá clientes mais satisfeitos com seus produtos e serviços.

Garantir o sucesso e a satisfação dos clientes de sua empresa não é tarefa fácil, mas é um fator que pode garantir o sucesso de sua marca neste mercado tão concorrido.

Além de exigir uma mudança na postura da empresa, se preocupando em manter os clientes já conquistados, a satisfação de seus clientes está diretamente ligada ao sucesso alcançado no uso de seus produtos e serviços, exigindo que sua empresa invista em canais de atendimento eficiente e na criação de uma equipe que ajude seus clientes a ter sucesso no relacionamento com sua marca.

Observando cada um destes detalhes sua empresa fará com que sua empresa se diferencie dos concorrentes, conquistando clientes fiéis que poderão atuar como promotores de sua marca.

  

Fonte: www.ideiademarketing.com.br

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