Relacionamento com o Cliente

Marketing de relacionamento com o cliente

O cliente está mais próximo de nós do que imaginamos, talvez o seu cliente já está no seu mailing.

Sendo o seu mailing qualificado, neste banco de dados estão os emails de seus prospectos e clientes. No seu mailing pode estar o cliente que compra ou já comprou uma vez de você e também o potencial cliente que identificou-se com o formato de você apresentar suas soluções com seus produtos e serviços. Contendo seu mailing centenas ou milhares de cadastros, provavelmente você não conseguiria estabelecer relacionamento de qualidade e consistente com o cliente se fosse usar as formas tradicionais de contato como o telefone, as cartas impressas, visitas in loco e as newsletter publicitárias.

ENTÃO, QUAL É A SOLUÇÃO?

Crie, estabeleça e mantenha um relacionamento com o cliente de forma consistente, periódica e de qualidade e que contribua com conteúdo relevante.

Sendo seu mailing de qualidade então é formado por pessoas que se cadastraram devido o interesse em estar recebendo seus informativos e contatos para tratar de assuntos relacioanados ao tema central de suas soluções.

Agora, evite um grande erro; ACREDITE NO QUE VOU CITAR, formar um mailing de pessoas interessadas em produtos eletrônicos e você ficar enviando comunicados com assuntos de lingerie não vai funcionar para suas vendas. Você pode achar impossível, mas isto acontece com muita frequência. Eu fiz uma citação grosseira de contraste de interesses de seu mailing (eletrônicos x lingerie), mas situações similares acontecem inclusive em grandes corporações.

10 razões porque você deveria ter um Jornal para os seus clientes
Um jornal (newsletter) impresso ou eletrônico é uma excelente maneira de ajudar a sua empresa a conquistar e reter clientes e conseqüentemente aumentar os seus negócios.
Aqui vão algumas razões porque você deveria ter um jornal (newsletter) impresso ou eletrônico.
1º. Ele pode ser um excelente canal de informações sobre a sua empresa para clientes potenciais.
2º. Você pode publicar informações e conhecimentos que os seus clientes possam usar para melhorar suas vidas.
3º. Ele pode manter você em contato com os seus clientes sem fazer você ser percebido como um chato.
4º. Ele pode manter os seus clientes atualizados sobre os seus produtos e serviços.
5º. Ele pode lembrar os seus clientes potenciais que você existe e ainda motivá-los a entrar em contato com você.
6º. Ele pode demonstrar qual é o seu campo de especialidade.
7º. Ele pode educar os seus clientes quando eles não têm tempo para educar a si mesmo.
8º. Ele pode dar a você uma oportunidade para falar sobre as ofertas, produtos e serviços complicados que você talvez tenha.
9º. Ele pode ajudar você a aumentar as suas vendas ao fornecer dicas sobre como usar os seus produtos e serviços.
10º. Ele pode realmente ajudar você a aumentar a credibilidade da sua empresa no mercado.
Entretanto, é muito provável que o seu cliente já receba diversos jornais e newsletters impressos e eletrônicos.
Portanto, escolha com muito cuidado o conteúdo do seu jornal ou newsletter. A escolha de um conteúdo que seja REALMENTE relevante (quase inédito) para o seu cliente e não apenas para você.

Outro ponto relevante no relacionamento com o cliente via newsletter deve ser considerado:

PARE de ficar entrando em contato com seu banco de dados de clientes apenas para ficar vendendo produtos!! Ainda mais querendo vender lingerie para quem quer eletrônicos. Mais do que isto, leve conteúdo de soluções, de informação, de educação, de uso prático dentro do seu tema central. E uma das formas de se realizar este formato de comunicação estratégica é com o uso de artigos mercadológicos!

Artigos mercadológicos possuem elementos de benefícios aos clientes usando o formato carta de vendas.

Cartas de Vendas é um dos formatos de se construir um FUNIL PSICOLÓGICO que conduz ao desejo de consumo.

Assim, a partir do momento que você estabeleceu um relacionamento via newsletter com seu mailing, um dos primeiros quadros deve ser a informação de contribuição que pode ser no formato de artigos. Não leve todo o artigo na newsletter, no relacionamento com o cliente a news serve para depertar a curiosidade, e o restante o cliente tem acesso pelo comando “Saiba Mais”. Se o tema central de seu site é sobre vendas, trate diretamente e especificamente sobre isto no seu artigo! Se o tema central de seu site é sobre informática, idem.

A maioria das empresas realizam campanhas de email marketing para fazer apenas publicidade! A publicidade tem que ser feita sim, e sendo assim aproveite e se diferencie no mercado! Alguns dos portais brasileiros estão realizando com êxito este relacionamento com o cliente ao segmentarem por assunto suas newsletters e permitindo o cliente escolher os assuntos e claro logo depois, PUBLICIDADE!

A partir do momento que você trabalha o relacionamento com o cliente para informar, educar e instruir com os artigos de assuntos relacionados ao seu tema central ou que promovem os BENEFÍCIOS do uso dos seus produtos e serviços; você agrega valor nas suas soluções e suas comunicações passam a ser estratégicas, pois você por consequência transmite credibilidade que motiva e inspira o uso dos benefícios informados e que remete o cliente a DESEJAR o produto pelo benefício. Depois sim, faça sua publicidade!! Aqui está mais uma forma de se construir o “FUNIL PSICOLÓGICO” que possui o poder de PROMOVER as vendas.

A partir do momento que você adota o marketing de relacionamento consistente com o cliente, com a newsletter de conteúdo e de contribuição, seu poder de se comunicar estrategicamente com um mailing de centenas de pessoas ou com centenas de milhares de prospectos e clientes multiplica a conversão de negócios por agregar valor aos seus produtos e serviços pelos benefícios destes e atrair magneticamente seus clientes para suas soluções.

Saiba como ATRAIR seus Potenciais Clientes e PARE de persegui-los!

Fonte: Blog Negócios de Valor.com


Acesse o site da Agência BBM e conheça outros trabalhos.

One Reply to “Relacionamento com o Cliente”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *